Como Melhorar A Escrita: 8 Dicas Que Irão Fazer De Você Um Mestre Na Arte De Escrever

melhorar a escrita

Como melhorar a escrita em questão de meses? Será que existem fórmulas mágicas para quem deseja escrever melhor? O que não fazer durante a escrita? Como conseguir ter disciplina para escrever todos os dias, e com qualidade?

Perguntas, perguntas que exigem respostas, mas, para cada uma delas, a dica essencial é sempre a mesma: praticar sempre!

De fato, 10 entre 10 profissionais do marketing de conteúdo não se cansam de afirmar que a repetição é a mãe da perfeição na arte de escrever. No entanto, existem também outros segredos que fazem toda a diferença na rotina dos maiores escritores do mundo.

Por isso, segue, abaixo, uma lista com 8 dicas, consideradas infalíveis, para quem deseja saber como melhorar a escrita rapidamente. Uma lista que, via de regra, traz algumas sugestões que dizem respeito apenas e tão somente à boa e velha prática da disciplina na sua rotina como escritor.

  1. Leia os clássicos da literatura

Essa aqui não poderia deixar de ser, com efeito, a dica nº1 para quem deseja saber como melhorar a escrita em pouquíssimo espaço de tempo. 

De fato, ao ler os clássicos você de imediato descobrirá o que pode ou não pode colocar em um texto. Além disso, com o uso dessa estratégia, você logo terá contato com o estilo dos maiores escritores e escritoras de todos os tempos. 

Ao final, sem perceber, você também irá enriquecendo a sua própria escrita com as descobertas que fará lendo os clássicos. E, por isso mesmo, essa aqui é uma dessas dicas, verdadeiramente imbatíveis, para quem deseja tornar-se, de fato, um mestre na arte de escrever

2. Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia todos nós sabemos o quão poderoso pode ser o auxílio da Inteligência Artificial na nossa rotina diária como escritor. 

Portanto, que tal utilizar, durante a escrita, o que há de mais moderno em tecnologia para o seu enriquecimento?

Um exemplo disso são os sites para parafrasear textos online, por exemplo, que hoje são capazes de fazer verdadeiros milagres nessa arte de escrever.

  1. Seja simples

Ninguém tem dúvidas, também, de que a simplicidade é tudo na vida. Ela é a alma do negócio; de qualquer negócio.

Por isso, a dica aqui é fugir dos jargões e termos técnicos. Ao contrário, procure escrever como se fala, tomando cuidado, obviamente, com o excesso de informalidade durante a escrita.

  1. Atualize-se

Outra dica para quem deseja saber como melhorar a escrita é manter-se sempre atualizado. 

E quando nos referimos a atualizar-se estamos falando de cadastrar-se em cursos de internet e ler bastante sobre tudo o que diz respeito ao universo do marketing de conteúdo na atualidade.

Com efeito, você irá surpreender-se com a riqueza de conteúdos que hoje estão aí, gratuitamente, só esperando que você corra para acessá-los.

  1. A empatia na escrita

Colocar-se no lugar do leitor também é uma dica importante para você que quer saber como melhorar a escrita. 

Em suma, a dica aqui é ater-se à persona para a qual você escreve. Ou seja, esqueça os seus gostos pessoais e concentre-se em escrever com o tom e a abordagem necessária para atingir a persona desejada.

  1. O poder da prática

Poucas coisas são tão eficazes na escrita quanto a repetição. Com efeito, a prática diária pode fazer verdadeiros milagres na sua rotina como escritor. 

E a razão para isso está justamente no fato de que escrever diariamente significa repetir, repetir e repetir, até incorporar cada nuance da escrita em seu próprio espírito.

  1. Use períodos mais curtos

Se você deseja saber como melhorar a escrita, experimente encurtar os períodos ao longo do texto.

De fato, ao escrever menos em cada período ou parágrafo você acabará, por tabela, evitando ambiguidades ou perder-se em devaneios.

Por isso, um período com não mais do que 25 palavras poderá ser o suficiente para que você esteja sempre no controle da sua redação.

  1. Consulte a gramática

Não há como melhorar a escrita no dia a dia se você ainda não domina a Gramática da Língua Portuguesa. Além disso, ter o novo acordo ortográfico sempre à mão poderá fazer toda a diferença durante o processo de escrita.

Por isso, recomendamos que ele seja um dos seus livros de cabeceira, juntamente com a Gramática, para uma consulta rápida sempre que houver quaisquer dúvidas ou necessidades ao longo do texto.