Empreendedorismo Digital. É Melhor Empreender Do Que Investir?

imagem de um tubarão fora d'água

O empreendedorismo digital é um termo que descreve como o empreendedorismo mudará, à medida que os negócios e a sociedade continuam a ser transformados pela tecnologia digital.

O empreendedorismo digital destaca mudanças na prática, teoria e educação empreendedora.

O empreendedorismo digital inclui tudo o que há de novo e diferente no empreendedorismo em um mundo digital. Em um nível prático, o empreendedorismo digital abre novas possibilidades para quem pensa em se tornar um empreendedor.

Algumas oportunidades são mais técnicas, mas muitas outras estão ao alcance de quem aprende as habilidades básicas do empreendedorismo digital.

Essas habilidades básicas incluem encontrar novos clientes online, prototipar novas ideias de negócios e melhorar ideias de negócios com base em dados.

Além de aprender novas habilidades práticas, o empreendedorismo digital também é sobre novas maneiras de pensar sobre o próprio empreendedorismo, que é outra maneira de dizer que oferece novas teorias de empreendedorismo.

Os melhores dados vencem? Como criar um negócio que pode ser replicado de forma digital? O que fazer para melhorar meu negócio mais rápido que meus concorrentes?

Como alternar facilmente entre diferentes ideias de negócios e fontes de receita?

Como posso tornar meu negócio global? E como posso fazer para que pessoas queiram fazer parte do meu negócio todos os dias?

A melhor maneira de aprender empreendedorismo é ‘fazê-lo’ e refletir sobre essa experiência. Iniciar um novo negócio ou lançar um novo produto no mundo normal é caro e arriscado para iniciantes.

O mundo digital não apenas reduz as barreiras para começar algo novo, mas oferece uma variedade de caminhos para o sucesso.

É apenas um mundo educacional diferente de estudos de caso, simulações e planos de negócios.

A definição exata de empreendedorismo digital ainda está sendo debatida, em parte porque é cedo e em parte porque é um alvo em movimento.

À medida que a tecnologia digital evolui, o que há de novo no empreendedorismo digital mudará com o tempo.

Talvez um dia, a maioria ou todos os empreendimentos empresariais ‘nasçam digitais’, e o empreendedorismo digital como um tópico separado deixará de existir.

Hoje, no entanto, há uma necessidade real de preparar melhor os empreendedores para o mundo digital e dar a mais pessoas um novo caminho para o empreendedorismo.

Qual É A Diferença Entre Empreendedor E Investidor?

Ambos são conceitos parecidos e que andam lado a lado, mas ainda assim possuem suas diferenças.

Basicamente um empreendedor é aquele que possui um negócio próprio enquanto o investidor geralmente aplica dinheiro em um negócio que inicialmente não é dele, mas a partir do momento em que ele abre uma conta na B3, escolhe uma empresa e investe nela, ele passa a se tornar um sócio minoritário daquela empresa.

O Que É Melhor, Empreender Ou Investir?

A resposta é que depende. Isso é uma coisa pessoal e tem muito a ver com o perfil de cada um, principalmente quando se trata de apetite ao risco.

Ter um negócio próprio na internet é algo que pode te trazer altos retornos em um espaço muito curto de tempo, especialmente se comparado com os investimentos em ações.

Por outro lado, o risco de empreender é muito maior do que o risco de investir em empresas que já dão resultados a vários anos.

Da mesma forma que sua empresa pode dar muito certo, ela pode dar muito errado também e você precisa avaliar se vale a pena ou não arriscar.

Investir em ações e Fundos pode ser mais seguro com relação a um empreendimento, mas você fica totalmente dependente das decisões dos sócios majoritários das empresas em que você está investindo e ainda pode ter que esperar anos até que seus investimentos amadureçam a ponto de pagarem todas as suas contas.

Por esse motivo, normalmente indicamos os investimentos em bolsa como um plano para sua aposentadoria. Mas e você? Se tivesse que escolher entre investir em ações e empreender. Qual dos dois você escolheria?