3 Dicas De Como Mensurar Metas Da Sua Equipe

metas da sua equipe

Desenvolver metas de qualidade significa pensar em atividades que possam ser mensuráveis, alcançáveis pela equipe, porém, que ainda apresentem um certo grau de desafio.

Mas, você sabe como medir o alcance dessas metas? Como saber se elas vão ser atingidas no tempo estipulado e se a produtividade dos colaboradores corresponde aos objetivos.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você entre em contato com 3 dicas de como mensurar as metas de sua equipe!

3 Dicas Para Medir Metas

Confira abaixo 3 dicas que vão te ajudar a entender como medir as metas da sua equipe.

Análise dados sobre a produtividade

Parte do alcance de uma meta vai depender da produtividade dos colaboradores. Por conta disso, após estabelecer as metas, é fundamental verificar se a sua equipe está sendo produtiva o suficiente para as alcançar.

Existem diferentes maneiras de colher e analisar dados sobre a produtividade:

  • O primeiro é mais fácil deles é através do próprio registro de ponto, que pode ser feito através de um ponto eletrônico. Por ele será possível notar se os profissionais estão cumprindo sua carga horária e quantas horas extras estão sendo realizadas;
  • A segunda dica para analisar a produtividade do time é focar no tempo gasto em cada tarefa, através de uma planilha de Timesheets.

O uso dessa ferramenta é extremamente fácil, nela será anotado o horário que uma ação começou e terminou de ser realizada. Ao final de um período, bastará olhar para a planilha para identificar picos de produtividade e atrasos que podem estar atrasando as metas.

Utilizar um programa automatizado, que já gera as planilhas de produtividade conforme o tempo desprendido é calculado, também pode facilitar esse processo.

  • Se você atua com vendas, outra forma de calcular a produtividade de modo a verificar se ela está no caminho para que as metas sejam atingidas é fazer a relação entre a receita gerada pelo time de vendas comparada com as horas trabalhadas.

Com isso, será possível traçar um paralelo entre a produção da equipe, mas sem esquecer de considerar a sazonalidade do mercado e os dias em que as vendas aconteceram.

ROI do Marketing

Se as metas da equipe envolvem a aquisição de novos consumidores, o que é bem provável, o setor de marketing terá um trabalho de extrema importante ao atrair possíveis clientes em potencial.

Uma das formas de descobrir se o marketing está tendo sucesso ao cooptar esses novos clientes é através do cálculo do ROI.

ROI significa – Return Over Investiment, Retorno Sobre o Investimento em português, ele calcula a porcentagem de clientes que deram entrada nos canais da empresa a partir das ações de marketing com base no total gasto nessas campanhas.

A fórmula do ROI é a seguinte:

(total em R$ das vendas realizadas no período após a adoção das ações) – (o investimento em R$ feito pelo marketing) ÷ (novamente, o valor em R$ investido pelo marketing) = ROI

Por exemplo, a equipe de marketing estruturou e lançou uma campanha que custou R$5.000,00 e, ao observar o período de 3 meses após o seu lançamento, foi verificado que o crescimento nas vendas (comparado ao período anterior ao da campanha) foi de R$30.000,00

Jogando na fórmula, teremos o seguinte cálculo:

30.000,00 – 5.000,00 ÷ 5.000,00 = 5

Logo, a cada R$1,00 gasto a empresa teve o retorno de R$5,00. Para colocar o resultado em porcentagem basta multiplicar por 100.

O retorno sobre o investimento da campanha foi de 500%.

Programas de gestão de tarefas

Como última dica, temos um método também muito utilizado na gestão de projetos e que serve muito bem para medir o alcance das metas, os programas que realizam a gestão de tarefas.

Existem diversos deles disponíveis no mercado e a maioria pode ser encontrado nas lojas de aplicativos e possuem versões iniciais gratuitas.

Através deles, você poderá observar o andamento das atividades de toda a equipe, organizando as tarefas conforme as prioridades e verificando se elas estão sendo entregues dentro das datas estipuladas.

A organização das ações é primordial para que as metas sejam alcançadas e os programas de gestão tarefas não só entregam essa solução, como, a partir de sua visão planificada, permitem que os gestores monitorem as metas.