Desenvolver metas de qualidade significa pensar em atividades que possam ser mensuráveis, alcançáveis pela equipe, porém, que ainda apresentem um certo grau de desafio.
Mas, você sabe como medir o alcance dessas metas? Como saber se elas vão ser atingidas no tempo estipulado e se a produtividade dos colaboradores corresponde aos objetivos.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo, para que você entre em contato com 3 dicas de como mensurar as metas de sua equipe!
3 Dicas Para Medir Metas
Confira abaixo 3 dicas que vão te ajudar a entender como medir as metas da sua equipe.
Análise dados sobre a produtividade
Parte do alcance de uma meta vai depender da produtividade dos colaboradores. Por conta disso, após estabelecer as metas, é fundamental verificar se a sua equipe está sendo produtiva o suficiente para as alcançar.
Existem diferentes maneiras de colher e analisar dados sobre a produtividade:
- O primeiro é mais fácil deles é através do próprio registro de ponto, que pode ser feito através de um ponto eletrônico. Por ele será possível notar se os profissionais estão cumprindo sua carga horária e quantas horas extras estão sendo realizadas;
- A segunda dica para analisar a produtividade do time é focar no tempo gasto em cada tarefa, através de uma planilha de Timesheets.
O uso dessa ferramenta é extremamente fácil, nela será anotado o horário que uma ação começou e terminou de ser realizada. Ao final de um período, bastará olhar para a planilha para identificar picos de produtividade e atrasos que podem estar atrasando as metas.
Utilizar um programa automatizado, que já gera as planilhas de produtividade conforme o tempo desprendido é calculado, também pode facilitar esse processo.
- Se você atua com vendas, outra forma de calcular a produtividade de modo a verificar se ela está no caminho para que as metas sejam atingidas é fazer a relação entre a receita gerada pelo time de vendas comparada com as horas trabalhadas.
Com isso, será possível traçar um paralelo entre a produção da equipe, mas sem esquecer de considerar a sazonalidade do mercado e os dias em que as vendas aconteceram.
ROI do Marketing
Se as metas da equipe envolvem a aquisição de novos consumidores, o que é bem provável, o setor de marketing terá um trabalho de extrema importante ao atrair possíveis clientes em potencial.
Uma das formas de descobrir se o marketing está tendo sucesso ao cooptar esses novos clientes é através do cálculo do ROI.
ROI significa – Return Over Investiment, Retorno Sobre o Investimento em português, ele calcula a porcentagem de clientes que deram entrada nos canais da empresa a partir das ações de marketing com base no total gasto nessas campanhas.
A fórmula do ROI é a seguinte:
(total em R$ das vendas realizadas no período após a adoção das ações) – (o investimento em R$ feito pelo marketing) ÷ (novamente, o valor em R$ investido pelo marketing) = ROI
Por exemplo, a equipe de marketing estruturou e lançou uma campanha que custou R$5.000,00 e, ao observar o período de 3 meses após o seu lançamento, foi verificado que o crescimento nas vendas (comparado ao período anterior ao da campanha) foi de R$30.000,00
Jogando na fórmula, teremos o seguinte cálculo:
30.000,00 – 5.000,00 ÷ 5.000,00 = 5
Logo, a cada R$1,00 gasto a empresa teve o retorno de R$5,00. Para colocar o resultado em porcentagem basta multiplicar por 100.
O retorno sobre o investimento da campanha foi de 500%.
Programas de gestão de tarefas
Como última dica, temos um método também muito utilizado na gestão de projetos e que serve muito bem para medir o alcance das metas, os programas que realizam a gestão de tarefas.
Existem diversos deles disponíveis no mercado e a maioria pode ser encontrado nas lojas de aplicativos e possuem versões iniciais gratuitas.
Através deles, você poderá observar o andamento das atividades de toda a equipe, organizando as tarefas conforme as prioridades e verificando se elas estão sendo entregues dentro das datas estipuladas.
A organização das ações é primordial para que as metas sejam alcançadas e os programas de gestão tarefas não só entregam essa solução, como, a partir de sua visão planificada, permitem que os gestores monitorem as metas.