O Que O RH Pode Fazer Para Melhorar A Saúde Dos Seus Funcionários?

mulher triste

Os recursos humanos são uma parte muito importante para qualquer empresa. Isso porque não se trata apenas de um órgão administrativo, ele é muito importante para estimular o bom desenvolvimento e também, a saúde dos seus funcionários — seja física ou mental.

Por isso, é importante criar estratégias e buscar entender cada vez mais como fazer os colaboradores — por meio de uma boa gestão de recursos humanos — lembrar de suas funções de forma mais positiva.

É importante sempre estar à disposição dos funcionários e estar sempre se aprimorando, principalmente fazendo curso gestão de pessoas e liderança para melhor atender a sua empresa e suas respectivas necessidades.

Neste artigo, contaremos a você as principais iniciativas para o RH alavancar a saúde dos colaboradores. Continue lendo! 

Porque o RH deve ajudar na saúde dos colaboradores?

Os recursos humanos são um ator importante em qualquer empresa. Isso porque são as ações dessa parte da empresa responsáveis ​​pela construção de um bom relacionamento com os colaboradores, considerando sua singularidade como seres humanos com características próprias e distintas. 

Por isso, este setor pode, primeiramente, diferenciar o perfil de cada pessoa para tentar entender a melhor forma de tratá-la, qual o melhor estímulo para cada perfil e assim, estimular a taxa de satisfação.

Para que essa estratégia funcione, é importante ter formação em gestão de recursos humanos ead ou presencial. Isso porque, além da experiência no dia a dia, ao estudar sobre o assunto, é possível ter novas ideias e também, um respaldo teórico.

Dessa forma, ações podem ser facilitadas, como momentos de feedback contínuo, o que significa informar os colaboradores sobre seu desempenho profissional ao longo do tempo. Essa prática inclui elogiar bons resultados e mostrar áreas de melhoria.

Pesquise sobre curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia, presencial ou áreas correlatas para que seja possível entender um pouco mais sobre todos os benefícios de promover a saúde e bem-estar na empresa.

Como cuidar da saúde dos funcionários?

Assim como toda e qualquer pessoa, o dia a dia, seja pessoal ou profissionalmente, pode estimular o estresse, a ansiedade e até a depressão em muitas pessoas.

Dessa forma, as empresas também devem estar atentas se há algum problema com a saúde mental dos funcionários ao atingir a meta.

Assim, com um diploma em um curso de gestão de recursos humanos, você perceberá que existem estratégias e ações que as empresas podem adotar para ajudar a manter a saúde mental de seus colaboradores, como:

  • Promover a atividade física;
  • Ações de sensibilização para questões de saúde mental;
  • Disponibilizar espaço de lazer para descanso dos colaboradores;
  • Prezar por uma alimentação saudável nos refeitórios.

Embora algumas empresas vejam essas ações como desnecessárias, elas podem mudar todo o ambiente da empresa, melhorar a produtividade dos funcionários e, trazer mais recursos financeiros para a empresa.

Veja um pouco mais sobre estas iniciativas:

  1. Promover atividade física

O exercício é uma ótima maneira de fazer com que o corpo funcione corretamente. De acordo com profissionais, a atividade física é recomendada, pelo menos 3 vezes por semana durante 30 minutos cada vez. 

Entre os benefícios estão a melhora do metabolismo, relaxamento, organização dos pensamentos e liberação de hormônios relacionados à felicidade.

Além de manter o corpo em forma, a atividade física libera serotonina, um neurotransmissor que produz sensações de bem-estar para os colaboradores.

Nesse caso, uma forma de motivação pode ser um convênio com uma academia. Dito isso, além de parcerias com academias e outros estabelecimentos de cuidados com o corpo, esses ambientes contribuem para a saúde e uma boa qualidade de vida.

Com isso, é possível também promover atividades na empresa, como, por exemplo, a ginástica laboral.

  1. Proporcionar terapia e um ambiente acolhedor

A terapia ajuda a lidar melhor com problemas de saúde emocional e, também, auxilia no autoconhecimento para desenvolver e resolver melhor os problemas que surgem com as melhores soluções de maneira mais prática. 

Além de programas e ações de incentivo, as empresas podem estimular o cuidado com a saúde mental dos funcionários por meio de workshops e até mesmo ambientes de hospitalidade que aumentam a flexibilidade no aconselhamento. 

Esse local pode ser uma sala de descompressão ou até mesmo, um departamento dedicado à atenção psicossocial, promovendo um local mais confiável e disponível para esclarecer questões emocionais.

Assim, além de adquirir habilidades relacionadas a lidar com colegas e organizar tarefas, os funcionários estarão mais aptos a resolver problemas do dia a dia.

Da mesma forma, o engajamento, a produtividade e a felicidade serão favorecidos e estimulados.

  1. Ofereça escolhas alimentares saudáveis

As refeições são um momento importante do dia, responsável por fornecer mais energia, momentos de descontração e interação, além de fornecer reposições de vitaminas e nutrientes.

O objetivo é implementar um cardápio mais nutritivo que traga mais energia e saúde para a força de trabalho. Assim, mesmo lanches e frutas podem proporcionar uma alimentação mais saudável, começando na hora do almoço.

Dessa maneira, com essas estratégias e um foco maior no bem-estar dos colaboradores, é possível ter talentos e especialistas mais comprometidos e dedicados com a sua empresa. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado  para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Deixe um comentário