Você sabia que 61% dos consumidores consideram a qualidade do atendimento mais importante do que o preço ou a qualidade do produto? Ou até mesmo que 7 a cada 10 pessoas tende a pagar até mais caro para um negócio que consegue realizar um atendimento que seja de fato efetivo? Estando disposta a gastar até 21% a mais no valor do produto apenas para serem bem atendidos.
Esses dados só mostram o quanto ter um bom atendimento é crucial dentro de qualquer empresa, e atualmente, com uma dinâmica tão corrida na nossa rotina, a pressa e a necessidade cada vez maior de atender uma alta demanda de usuários, é quase impossível se dar bem em um atendimento sem contar com uma boa tecnologia ao seu lado, e acredite, não tem nada melhor que os chatbots.
Os chatbots nada mais são do que robôs de conversação, que utilizam recursos da inteligência artificial para estabelecer um diálogo completo com os usuários, eles podem responder perguntas, tirar dúvidas sobre o filtro coalescente recém-adquirido pelo consumidor e fazer todo o atendimento de forma rápida, simples e extremamente eficiente.
O chatbot está tão em alta no mercado que a sua procura cresceu cerca de 120% nos últimos anos, e a tendência é que expanda ainda mais, esses robôs são itens quase obrigatórios que irão melhorar seu atendimento e facilitar a experiência do cliente de uma forma única e extremamente positiva.
Então para que tudo dê certo, no texto separamos algumas dicas de como criar um chatbot eficaz e personalizado para a sua empresa, como fazer bom uso desse recurso tão importante e aperfeiçoar de vez o seu atendimento, bora conferir? Então vamos lá!
O que é um chatbot?
Chatbot nada mais é do que um robô de conversação que utiliza os recursos da inteligência artificial e do machine learning para estabelecer um diálogo com os seres humanos de forma totalmente natural e personalizada.
O primeiro projeto de chatbot foi desenvolvido no MIT no ano de 1966, desde então essa tecnologia vem sendo trabalhada, aperfeiçoada e aplicada, atualmente, basicamente todas as grandes marcas do mercado utilizam esse recurso devido a sua velocidade, sua diminuição de mão de obra, conversa natural e personalizada e eficiência.
Com a implementação do chatbot, você não precisa se preocupar com os horários, nem com o tempo de espera, o atendimento é rápido, prático e ocorre 24 horas por dia, mas como aplicá-lo na sua empresa? Segue algumas dicas de como criar um chatbot do zero ai no seu negócio, confira!
Defina qual o objetivo do chatbot
Para começar a criar um chatbot você deve primeiro definir quais serão os seus objetivos, assim como uma arara de chão tem uma função diferente de um cabideiro, aqui é preciso entender sobre os chatbots e para que você deseja aplicá-los no seu negócio.
O chatbot pode servir para gerar leads, prestar suporte técnico, vender produtos e serviços, obter dados e até como ferramenta de comunicação interna, no meio de tantas opções, defina qual será o uso do seu chatbot.
Liste exatamente aquilo que você deseja que ele faça, quais serão suas operações e até mesmo suas restrições, se for preciso, escolha um chatbot individual para cada serviço diferente e tenha seus objetivos bem alinhados.
Programe suas mensagens básicas
Com os objetivos definidos é hora de começar a programar a parte operacional do chatbot, neste ponto existem dois caminhos mais óbvios a serem seguidos, o primeiro é vinculado aos chatbots mais limitados que respondem de forma mais rápida.
Com eles, as mensagens devem ser simples e as respostas automáticas devem ser básicas e correspondentes a algo específico, então aqui deve ser tudo bem programado, já se quiser um chatbot mais completo, pode usar aqueles que utilizam totalmente da I.A e do machine learning.
Esses conseguem se adaptar no meio da conversa e responder de forma mais completa a qualquer dúvida que vá surgindo e são mais indicados.
Verifique os canais que ele irá atuar
Atualmente, existem diversos canais de comunicação diferentes no qual as empresas dialogam com seu público, é preciso definir em quais os chatbots estarão presentes, você até pode adicioná-los em mais de um canal, mas é preciso defini-los com antecedência.
Os chatbots são extremamente completos e possuem uma vasta gama de opções como uma estação de tratamento de efluentes, dessa forma, é possível que eles sejam aplicados em canais diferentes como no chat do Instagram, Facebook, Whatsapp, Telegram, e-mail, chat no site e por aí vai.
Com tantas opções, selecione as melhores, principalmente aquelas que tem uma concentração maior do seu público e esteja presente dentro delas.
Comece devagar e escale sua utilização
Agora que a parte básica já passou, é hora de começar a aplicar o chatbot gradualmente dentro do seu atendimento, mas não tente fazer tudo na pressa e nem adicionar os chatbots de maneira agressiva, vá com calma.
No começo, é natural que existam algumas dificuldades, até a sua equipe se adaptar ao uso dos chatbots, portanto comece devagar, não queira dar um passo maior que a perna, tenha paciência e vá aprendendo melhor sobre ele e como utilizá-lo de forma otimizada.
O sucesso e o pleno funcionamento só chegarão após conhecer melhor sobre o programa, então tenha paciência, estude o chatbot aos poucos, desenvolva ele devagar e de forma gradativa.
Conte com uma boa ajuda para a sua aplicação
No final de tudo, para criar um chatbot ideal é preciso escolher a melhor plataforma que te auxilie na sua jornada, conte com a ajuda de profissionais para melhorar a sua aplicação e fique de olho no mercado, quais as melhores opções para a sua necessidade.
Leadster, JivoChat e ManyChat são algumas ótimas opções de plataformas de chatbots que irão te ajudar durante a sua criação, veja qual a melhor para aquilo que você busca e realize essa adição importante no seu portfólio, unificando o chatbot como se fizesse a fundição de ferroem uma metalúrgica.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais